sábado, 16 de janeiro de 2016

Retrospectiva Literária 2015

Olá queridos, hoje quero fazer uma retrospectiva dos livros lidos por mim no ano de 2015, não foram muitos, mas pode ter certeza que a maioria foi muito especial pra mim, espero que curtam! 

A aventura que me tirou o folego 
Créditos: Eu li, e você?
Bowen foi um missionário da era medieval, que alegava ter ido ao inferno e voltado, mas mesmo naquela época ninguém acreditava nele. Raras eram as informações que envolviam esse missionário, e apenas um escrito fazia referência a ele. Quando John Foggart já na década de 20, se depara com a cripta deste monge, encontra uma relíquia, um metal em uma forma nunca antes vista, impossível de se conseguir com a tecnologia daquela época. A partir deste fato, muitas outras descobertas estão por vir. Você pode ler a resenha aqui

O melhor livro que li em 2015

O Tom Ausente de Azul traz vários questionamentos mas não responde nenhum. Jennie Erdal nos presenteia com personagens cheios de perguntas, mas não nos dá as respostas. É preciso que nós leitores as encontremos. Este não é um livro que lhe dirá o que o personagem fez ou não, é preciso pensar para descobrir aonde se quer chegar. Leia a resenha aqui.

O terror que me deixou sem dormir.

Eu gostei muito da narrativa de Luize. Ela sabe como cativar um leitor. O livro é dividido em capítulos curtos, e ao final de cada capítulo, a última frase faz com que fiquemos curiosos acerca do próximo. O jogo de palavras criado e a facilidade com que as palavras se completam é encantador. Você pode ler a resenha aqui, e entender porque fiquei sem dormir.

O livro que mudou a minha forma de ver o mundo

Este é um livro sobre ter paciência com as pessoas ao seu redor, muitas delas são preconceituosas e não procuram compreender o próximo. É um livro que nos ensina a se colocar no lugar de uma pessoa para tentar entendê-la. Atticus deu sua cara a tapa quando de bom grado aceitou o caso de Tom Robinson. Mesmo sabendo que teria uma grande chance de não ser bem sucedido, ele tentou, pois saberia que valeria a pena e que sua consciência nunca estaria tranqüila se ele não seguisse seus instintos. Certamente Atticus é o resultado de boas influências dado na infância. Ele seria o resultado do que Scout e Jem presenciaram, metaforicamente. Você pode ler a resenha aqui.

O livro que me fez chorar


Eu gostei muito de ler este livro, ele realmente me emocionou de uma forma muito intensa. Marquei este livro como favorito no skoob, e super recomendo, é impressionante o modo como acontecimentos rotineiros nos interligam com outras pessoas, e neste livro, com um grupo de pessoas específicas. Você pode ler a resenha completa aqui.

O suspense mais eletrizante 

Ao longo da trama conhecemos várias pessoas que contribuem para desvendar a identidade daqueles que querem tomar o mundo para si. Tais pistas, que podem parecer irrelevantes, vão formando uma teia que culmina no ápice do livro.O final foi surpreendente, eu estava toda orgulhosa de mim pensando que descobri o que aconteceria, quando na verdade eu fui enganada juntamente com os quatro grandes. Você pode conferir a resenha completa aqui

O romance que me fez suspirar
Foto: Aventuras de Divas
É um dos melhores livros que já li sobre esse tema, o qual eu gosto muito, assim como a protagonista, sou fascinada por mistérios. Tenho que dizer mais uma vez que fiquei fascinada com a forma que Bianca escreve. Eu me deliciei com cada capítulo deste livro, eu gostaria muito que ele tivesse uma continuação. Você pode ler a resenha aqui.

O melhor livro nacional 

Em Rebentar, somos apresentados a uma mãe em conflito com seus sentimentos. Todo esse tempo, Ângela anulou sua vida em função da ausência do filho. Ela queria se libertar do sentimento de estar presa ao vazio, presa a sombra da ausência do seu filho, ao oco que ficou em seu cerne. Você pode ler a resenha aqui.

A saga que me conquistou

Adorei Jogos Vorazes, embora achei que esse segundo livro da Suzanne Collins um pouco fraco comparado ao primeiro. Embora tivesse todo um mistério por trás da história, Em Chamas foi muito parado. Fora que deixou muita coisa no ar, coisas que poderiam ter sido explicadas ainda neste livro. Eu esperava mais desse livro, o enredo foi muito superficial. Espero que em A Esperança seja melhor, mas definitivamente essa saga me cativou.

O livro que me decepcionou

Com um toque de humor, o autor revela vários conselhos que nos ajudam a melhorar nossa vida. Grande parte dele é voltado par o bem estar da mente, que consequentemente nos ajudaria com o corpo. Segundo ele, há uma grande ligação do físico e espiritual. Ele nos ensina exercícios a fim de relaxarmos e termos mais paciência, bem como reagir a determinados acontecimentos. Não achei esse livro tão bom quanto a propaganda nos diz, saiba o porquê aqui.

O livro que me surpreendeu

Eu não dava nada pelo livro O próximo da fila, mas quando o li, soube que ele tinha algo a nos passar. A resenha está sendo trabalhada, ainda essa semana ela sai, fique ligado para saber mais!

O livro mais criativo

O Ser-se de Júnia Azevedo é um livro repleto de devaneios femininos a lá Clarice Lispector. Embebida em sentimentos, a narradora ejacula verdades nuas em nossa face. Intrigante e misterioso, é um livro para quem gosta de filosofar, de quem gosta de pensar, e sobretudo, amar. Leia a resenha aqui.

O primeiro que li do ano 

Várias foram as vezes que meu personagem preferido morreu. Se você leitor ainda não passou por isso, espere que sua hora ainda vai chegar. Em sagas, que tem uma história um pouco maior do que livros normais, é mais frequente haver mortes durante a narrativa. Porém, depois de ter lido A Guerra dos Tronos eu aprendi a aceitar que todo homem deve morrer. (valar morghulis)

O último que terminei

Este livro é fantástico, nos conta a história real de uma menina criada por macacos. Eles são uma família, e em nenhum momento eu duvidei do que li nessas entrelinhas, apesar de ter algumas coisas com um pouco de falta de coerência, mas esse livro superou minhas expectativas. Em breve tem resenha.

O infanto juvenil que se superou
Foto: thatswhatiwrite
Esse foi um livro que muita gente me disse que era ruim, além de ter sido criticado por ser uma modinha. Confesso que estava com receio de ler este livro, mas tomei coragem. É um livro bem escrito, e além de tudo, com ótimos ensinamentos, eu realmente gostei desse livro e ele me surpreendeu.

O livro que li em 1 dia
Foto:ignaravedeta
Nem tenho muito o que falar desse livro, mas é realmente muito bom, apesar de não ter entendido muito bem. Apenas leiam e tirem suas próprias conclusões. 

O livro que abandonei

Nas primeiras páginas do livro nos deparamos com um longo sumário. O leitor pode ficar assustado com a quantidade de títulos que pode haver nestas páginas, mas vou logo avisando que não é tão complicado assim. No início é abordado vários mitos menores, cada um tem cerca de uma página. Falam de Prometeu, Dédalo e Ícaro e Europa entre outros que eu desconhecia. Você encontra a resenha aqui.

O livro que li por indicação

Li este livro por indicação de uma professora e não vejo mais o mundo da mesma forma que via antes. Estou atenta a todas as informações que recebo e principalmente, duvidando de tudo e de todos. Cheguei a duvidar até mesmo do próprio autor do livro, e do livro em si. Será que este livro que diz desvendar o mistério por trás dos charlatões, também não seja um?

O Autor Revelação

Inspirado em Charles Bukowski, Mundo Cão nos traz reflexões sobre a nossa geração. Através de um pessimismo ponderado em sensatez, nos revela um pouquinho da história de cada garoto desse Brasil. Espirituoso e trágico, com escrita direta, Matheus Peleiro nos presenteia com sua obra. Saiba mais aqui.

A frase que não sai da minha cabeça
"O grande desejo de um coração inquieto é possuir interminavelmente o ser que ama e poder mergulhar profundamente neste ser" A Peste - Albert Camus

O livro que me fez rir

Eu comecei a ler esse livro já com uma certa expectativa. Já havia visto o filme, e pelo que notei, foi bem fiel ao livro. Nas primeiras páginas de Água para Elefantes nos deparamos com o circo já em reviravolta. Algo aconteceu que colocou a vida de todos em risco, mas só saberemos lá no meio do livro, o que nos deixa muito apreensivos. Leia a resenha aqui.

O livro que me fez refletir

Mark foge de casa, com uma máquina fotográfica, um caderno e seu melhor amigo, o cachorro Beau. Seu plano era escalar uma montanha, o Monte Rainier. Ele deixa para trás as pessoas que ele mais ama, seu pai, sua mãe, e Jess, sua melhor amiga.Eu me emocionei muito lendo esse livro, principalmente nas páginas finais. Você pode ler a resenha completa aqui.

Bom galera, essa foi a retrospectiva literária de 2015. Espero que tenham gostado, se interessou por algum livro da lista? Já leu algum livro citado aqui? Deixe nos comentários, vou adorar saber sua opinião! 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oi linda, tudo bem?

    Tem alguns livros da sua listinha que iria adquirir mas fiquei com um pé atrás, e agora vi que você amou né? Vu ver se leio pelo menos dois deles agora, fiquei bem curiosa. AMPV não curti tanto, me deixou bem fula da vida, Água para Elefantes só me ganhou na última página, O Sol é Para Todos é meu amor, um dos queridos da estante. Rebentar lerei em breve ele todo, já comecei e fiquei bem mexida.

    Que nesse ano você consiga ler muito mais e que as leituras sejam igualmente prazerosas.

    bjs

    www.adorkable.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Tenho muita vontade de começar a trilogia Jogos Vorazes, vi os filmes e me apaixonei.
    A capa do A mão que me acariciou primeiro é linda demais. Não gosto muito quando aparecem rostos nas capas, mas essa ficou incrível!

    Adorei o blog, estou seguindo <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  3. Mulheeer acredita que não consigo ler livro de terror!? Manaa eu fico sem dormir, quando consigo tô no quarto da minha mãe haha
    Mas vi que você completou grandes leituras, tô louca por "o sol é para todos" mas até agora o dinheiro faltando não me permitiu ler :/
    Ótimas leituras em 2016 ♥
    beijos
    Ganurb

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©