segunda-feira, 23 de março de 2015

Resenha: Horas Noturnas - Bianca Carvalho

Olá galera, como estão? Hoje vou falar de um livro que conheci esta semana. Ao ver essa capa eu fiquei super curiosa para saber do que se tratava, então eu procurei a sinopse e sabia que precisava ler esse livro. Li pelo wattpad em apenas dois dias, e me surpreendi. Quer saber por quê? 


Título: Horas Noturnas
Autora: Bianca Carvalho
Ano: 2014
Páginas: 200
Editora: EraEclipse 

Sinopse
"Horas Noturnas - Inglaterra, 1863.
Uma bela e delicada mulher com inteligência aguçada para investigação. Um charmoso caçador de assassinos tornando-se lenda por eliminá-los com requintes de crueldade. Um assassino que deixa charadas, com sede de sangue e um gosto peculiar por Edgar Allan Poe...Três almas unidas com diferentes propósitos.
Apenas uma chance de sobreviver.
Quando a noite cai, todas as almas possuem um gosto pela maldade..."

Maryanne Lestrange é uma mulher encantadora, fascinada por mistérios. Porém, na Inglaterra de 1863 as mulheres eram vistas apenas como submissas a seus maridos, enquanto Maryanne odiava a ideia de ter que se casar e ser apenas uma posse de um homem que mal conhecia. Ela possui um gênio forte, quer ser independente e ajudar seu pai, um investigador particular.

Vários foram os casos em que ela o ajudou a solucionar. Era dona de uma inteligência fora do comum, ainda mais para uma moça. Sua beleza despertava encantos em vários pretendentes da cidade, mas ela estava ocupada demais com seus livros para pensar nisso.

Na verdade, gostava de acreditar que era também sua profissão. Não que algum dia conseguisse autorização para trabalhar em uma delegacia ou torna-se sócia de seu pai no escritório de investigação particular, afinal, era uma mulher. E isso trazia apenas frustração para si.
Uma série de assassinatos passa a chocar os habitantes da pequena cidade, e Joseph Lestrange é chamado para investigar o caso. Logo Maryanne intromete-se e pede para ajudá-lo, por mais que Lestrange tenta manter a filha afastada, ela consegue o que quer.

Em cada cena de crime é deixado um bilhete, com um tipo de profecia da próxima morte. A primeira frase é sempre de Edgar Allan Poe, e a segunda de autoria do assassino. Ela acaba por conhecer o Caçador, aquele que ceifa a vida daqueles que sangra os inocentes. A moça fica intrigada com tamanha sagacidade, e a cada segundo aquele que ela pensava estar longe de si, está cada vez mais perto, onde ela nem imagina.

A dor era intensa e angustiante. Não era física, afinal, todos os seus músculos, órgãos e todas as partes de seu corpo estavam funcionante perfeitamente. Todos, com exceção de um: o coração.


Eu adorei esse livro, eu realmente adorei. A escrita de Bianca foi o que mais me chamou a atenção. Ela faz com que os leitores sintam a mesma emoção do personagem. Em cada frase, eu me encantei com o jeito de Maryanne, com a paixão do Caçador e do modo comedido de Joseph. Além disso, cada frase foi escrita para causar um impacto, e cada oração colocados de forma aformar uma teia, para que consigamos solucionar o mistério juntamente com os personagens.

Os nomes escolhidos para os personagens combinaram com suas qualidades, o modo como a autora os descreveu fez com que pudéssemos imaginar suas aparências, além de conseguir dar voz a eles a cada frase. Os personagens falam com paixão, deixando claro sua devoção aquilo que fazem. 

Não conseguia acreditar que alguém pudesse ser tão insensível, tão alheio à tristeza que as pessoas que conheciam e amavam qualquer vítima de assassinato poderiam sentir. Menos ainda, não podia conceber que um ser humano não se comovesse com o fato de uma vida ter sido ceifada antes da hora.

O que também me chamou a atenção, foi a prioridade que a autora deu ao justificar os sentimentos da moça pelo Caçador. Ela apaixonou-se por um homem que mal conhecia e que sequer tinha visto seu rosto, já que ele usava uma máscara. Ela não se deixou levar por fortuna ou pela beleza, ela o queria exatamente porque era corajoso e lutava pelo que acreditava. Assim como ele a amava, não apenas por ser uma linda jovem, mas por ser diferente de todas as moças de sua idade, por valorizar a inteligência e por sua petulância. 

Logo de início eu já soube a identidade do misterioso Caçador. Porém poucas são as pistas a respeito do assassino, a autora focou muito nos detalhes que revelariam quem era o homem por trás da máscara e esqueceu-se de desmascarar o homem por trás dos bilhetes. Vários foram os indícios que nos levaram a crer que uma pessoa conhecida ela o justiceiro, mas nenhum vestígio sobre a possibilidade de o serial killer ser alguém já citado no livro. 

Seus sentimentos estavam feridos, eles doíam como se um tiro tivesse penetrado em cada um deles, perfurando alegrias, esperança, raiva, indiferença, desejo... cada minúsculo centímetro tinha sido afetado pela rejeição.

Ao revelar o assassino e seus motivos, ele ficou totalmente avulso à história. Creio que a autora pecou ao não ter introduzido uma explicação melhor sobre o real motivo dos assassinatos. Tudo foi revelado de forma tão rápido e corriqueira que ficamos a pensar se realmente ele seria o personagem.

Outro ponto negativo, é que pouco foi dito sobre o assassinato da mãe de Maryanne, algumas verdades foram jogadas nos capítulos finais, mas sem explicação alguma. Além de fatos contraditórios que nem haviam sido mencionados. Assim como o motivo para o Caçador ser um homem sombrio, é breve a explicação que se remete ao seu passado. Creio que a autora poderia ter desenvolvido mais esses temas.

"E a alma infeliz, que me tombou dentro da sombra que flutua, não há de erguer-se... Nunca mais..."
Os sinos badalam doze vezes. Corações entre a cruz e a espada.
Ainda há fé em um coração que agoniza?

É um dos melhores livros que já li sobre esse tema, o qual eu gosto muito, assim como a protagonista, sou fascinada por mistérios. Tenho que dizer mais uma vez que fiquei fascinada com a forma que Bianca escreve. Eu me deliciei com cada capítulo deste livro, eu gostaria muito que ele tivesse uma continuação. 
Espero que tenham gostado da resenha, se ficaram interessados é só clicar na imagem acima para comprar. Deixe sua opinião nos comentários! 

Comente com o Facebook:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©