segunda-feira, 6 de abril de 2015

Império Galáctico: 23 Anos da Morte de Isaac Asimov


Nascido na Rússia, escritor e bioquímico, é considerado um dos maiores autores de ficção científica. Escreveu também diversos livros sobre mistério e fantasia, e uma grande quantidade de não-ficção. Em seus livros científicos, explica conceitos de uma forma história e volta no tempo o mais longe possível a fim de atingir o objetivo. Além historiador, foi novelista, contista e humoristas.

Aos 7 anos, ensinou a irmã de 5 anos a ler. Foi ele quem previu a invenção do computador de bolso e também assegurou que os robôs seriam fabricados em escala industrial. Escreveu roteiros e foi consultor de uma infinidade de filmes de ficção científica. Mas foi a série Guerra nas Estrelas do diretor americano George Lucas, que transformou a ficção de Asimov em realidade, e do jeito que Asimov sempre quis. No fim, o mocinho é quem vence, Luke Skywalker derrota Darth Vader.



Asimov pretendia escrever 500 livros, porém, escreveu cerca de 463 obras. Baseado em seus livros, fora lançado dois filmes: O Homem Bicentenário e Eu, Robô. O último, lançado em 2004, é uma adaptação do que seria as famosas três Leis da Robótica, a qual envolvia a aplicação da lógica das leis, criando situações absurdas e perigosas para os humanos envolvendo robôs.

Em 1964 Asimov previu o que aconteceria 50 anos mais tarde. E de certa forma ele estava certo. Uma das previsões seria que as comunicações seriam audiovisuais e uma pessoa poderá não só escutar, mas também ver a pessoa que a telefona. 

Outra previsão importante seria quanto à televisão, as telas de parede substituiriam os equipamentos daquela época, mas também apareceriam cubos transparentes que tornariam possível a visão em três dimensões. Hoje, já existem TV 3D, embora não seja em formato de cubo.

Asimov morreu aos 72 anos em decorrência de um ataque cardíaco. Uma de suas obras mais famosas é a Trilogia Fundação, publicada no Brasil pela editora Aleph.

Comente com o Facebook:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©