quarta-feira, 18 de março de 2015

Primeiras Impressões: A Playlist de Hayden - Michele Falkoff



Olá galerinha, como estão? Recebi ontem a prévia do livro A Playlist de Hayden, da Novo Conceito e vou contar a vocês o que eu achei dos primeiros capítulos. Bora lá?

Sinopse
A playlist de Hayden - Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente.
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.

É estranho falar sobre esse livro tendo lido tão pouco dele, não se dá para ter uma ideia geral, já que li apenas alguns capítulos. Mas eu vou tentar ser o mais direto possível, de modo que vocês entendam o que quero dizer.

Logo de cara somos introduzidos a Sam, um garoto solitário que possuía apenas um amigo: Hayden. Primeiro Sam encontra o bilhete, e depois o corpo do amigo. A princípio ele pensa estar dormindo, mas quando percebe que ele não respirava mais, ele entra em pânico.


Os capítulos são muito curtos, e cada um deles tem o nome de uma música. Hayden deixa uma playlist para que Sam ouça e cada uma dessas músicas vão construindo uma ideia ao longo das páginas. Cada capítulo conta a história de uma música, ou nos deixa pensando sobre o objetivo dela na playlist de Hayden. Ele quer que o Sam entenda alguma coisa, mas por incrível que pareça, Sam pouca coisa entende.
A cerimônia já estava quinze minutos atrasada e eu ainda podia ouvir gente chegando atrás de mim. Para um cara que tinha praticamente um único amigo, aquele funeral estava bastante lotado. Ele teria odiado tudo aquilo, eu tinha certeza.
No início eu não gostei muito da história, mas ao longo dos capítulos ela vai ficando mais interessante. O funeral me lembrou muito o funeral do Gus de A Culpa é das Estrelas, pessoas hipócritas que não se importavam com Hay falavam o quanto eles sentiriam sua falta. Seu irmão, que nunca o protegeu quando ele precisou acenou em concordância quando seu pai discursou para as pessoas no velório. Na verdade, essas pessoas deveriam manter a aparência, do quão amável foram com Hay, seu pai não estava discursando para o filho, e sim para a multidão que olhavam com olhos atentos para ele.

No início eu pensei se tratar de um casal, e não dois amigos. Ainda não tenho certeza se era realmente isso, mas os dois tinham uma relação muito afetiva. Eles eram o tipo de amigo que eu adoraria ter.


Na narração do livro, fala-se muito sobre séries, filmes, quadrinhos e vídeo-games, típica coisa de nerd ou geek. Não sou muito ligada nessas coisas, e achei que foi um pouco forçado. A autora fala de Star Wars e de jogos como se o leitor soubesse do que se trata. Quem nunca ouviu falar de Star Trek? Creio que todos já ouviram falar, porém há pessoas que não saberiam dizer sobre o que se trata. Confesso que fiquei meio perdida.

Uma cena de Star Wars veio à minha mente, aquela em que Han Solo fica congelado em carbonita, com as mãos estendidas na frente do corpo como se, de alguma forma, ele pudesse se proteger, com a boca semiaberta em um protesto silencioso.

Eu achei as músicas bem depressivas. Não conhecia todas e por isso procurei algumas no youtube. Achei a escolha muito bacana. Embora algumas sejam músicas relativamente antigas, retrata muito bem o momento vivido por Sam. As canções têm um ar mais adolescente e não vejo a hora de saber quais serão as outras músicas.

Espero que tenham entendido e se interessado por essa história! Beijos, até mais.

A Playlist de Hayden é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

Não esqueça de se inscrever para o sorteio do Mini Trono de Ferro que está rolando no blog, confiram o post oficial aqui.

a Rafflecopter giveaway

Comente com o Facebook:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©