terça-feira, 10 de janeiro de 2017

TBR: Livros para ler em Janeiro



Olá galera, hoje venho apresentar a vocês a minha TBR de Janeiro, que é aquela listinha que eu pretendo ler este mês, vamos lá?


Título: A Origem das Espécies e a seleção natural
Autor: Charles Darwin
Ano: 2007
Páginas: 538
Editora: Martin Claret

As idéias gerais da Teoria da Evolução das Espécies sofreram, aos poucos, alterações e aperfeiçoamentos. Todavia, as teses do evolucionismo subsistem até hoje, e o nome da Darwin ficou ligado a uma das mais notáveis concepções do espírito humano. Na base da teoria evolucionista de Darwin está a luta pela vida. Somente os mais fortes e os mais aptos conseguem sobreviver, e a própria natureza se incumbe de proceder a essa seleção natural. A Origem das Espécies (1859) pôs Darwin no centro das acirradas polêmicas e discussões fervorosas. Certamente é a mais importante obra sobre a Biologia jamais escrita.




Título: As Dúvidas do Sr. Darwin
Um retrato do criador da teoria da evolução
Autor: David Quammen
Ano: 2007 
Páginas: 261
Editora: Companhia das Letras

Depois de muita reflexão e estudo, Darwin concluiu que organismos com características que lhes conferissem maior sucesso em determinadas regiões deixariam mais descendentes. Consciente da celeuma que suas idéias causariam na sociedade britânica do século XIX, Darwin levantou provas e construiu argumentos. Mas precisou de um empurrãozinho - a ameaça de perder a autoria da idéia para Alfred Russel Wallace, que estava na mesma trilha - para completar sua obra.

Título: Não Tive Nenhum Prazer em Conhecê-los
Autor: Evandro Affonso Ferreira
Ano: 2016 
Páginas: 368
Editora: Record

O novo romance do autor vencedor de dois prêmios Jabutis. Construído de fragmentos poéticos curtos e muitas vezes apresentados como epigramas ou aforismos, onde a frase lapidar é usada como elemento construtivo básico, este é um romance elaborado com a atenção minuciosa de quem esculpe ou pratica ourivesaria, um romance sobre o fim da vida, pedra bruta aqui usada para construção desse texto preciso e precioso. Evandro Affonso Ferreira mostra um painel sombrio da proximidade da morte. Constrói um vitral formado por cacos da existência do narrador, que filtram o olhar e são trespassados por observações de um personagem poderoso que, mesmo no crepúsculo pessoal, cultiva a necessidade humana de compartilhar – ainda que seja o próprio fim.



Título: O Vento da Noite 
Edição Bilíngue
Autora: Emily Brontë
Ano: 2016 
Páginas: 154
Editora: Civilização Brasileira

Único livro no país que reúne exclusivamente a poesia de Emily Brontë, autora de O morro dos ventos uivante, este volume traz 33 poemas da escritora inglesa.
Publicado no Brasil originalmente em 1944, como parte da primorosa Coleção Rubáiyát, da editora José Olympio, “O Vento da Noite”, traduzido por Lúcio Cardoso, retorna em edição bilíngue pela Civilização Brasileira.
É uma bela oportunidade de reviver o encontro entre dois grandes nomes na literatura e de observar as especificidades que permeiam os processos de criação do autor e do tradutor – uma relação marcada pela sensibilidade, intimidade, escuta e delicadeza.
A edição é organizada e apresentada por Ésio Macedo Ribeiro, organizador dos Diários, de Lúcio Cardoso. A prestigiada tradutora Denise Bottman assina o texto de orelha.

E ai, se interessaram por algum livro? Deixe um comentário!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©