domingo, 3 de julho de 2016

Bowie: As facetas de uma metamorfose enigmática

Título: BOWIE
Autor: Wendy Leigh
Páginas: 322
Editora: Best Seller
Ano: 2016
Leigh traça toda a trajetória do músico, desde a infância em sua família problemática, passando pela juventude desvairada em busca do sucesso, até atingir o estrelato e se tornar uma entidade única e inigualável da cultura popular contemporânea. Descritas fielmente neste livro, a subversão e a criatividade, algumas das características mais marcantes do astro britânico, não apenas o destacam de seus colegas de profissão, mas são responsáveis pelo charme de Bowie, que cativou milhões de fãs em todo o mundo. Este é o registro mais íntimo e revelador da vida de um dos maiores ícones da história recente. Bowie é, portanto, uma leitura indispensável para todos aqueles que ainda não se contentaram em dizer adeus a David.
A autora best-seller Wendy Leigh já escreveu 16 livros, dentre os quais: Prince Charming: The John F. Kennedy Jr. Story e The Secret Letters of Marilyn Monroe & Jacqueline Kennedy. Além de David Bowie, ela também assinou as biografias de Patrick Swayze e Arnold Scwarzenegger.
Leigh tem uma forma de cativar o leitor logo nas primeiras páginas. Ela faz com que fiquemos ávidos pelas revelações que ela tem a dizer, a ânsia de saber sobre a vida de David nos move a ler vorazmente cada página desta biografia.


David, o garoto tão notável quando jovem, e tão amado em sua carreira, não foi tão amado assim em sua casa. Sua mãe Peggy, não tinha muito afeto pelo garoto, ou ao menos não conseguia demonstrar isso. Por mais que tentasse, parecia uma mulher fria com pouca afeição ao filho. Já seu pai, John Jones sempre esteve presente e parecia um pouco mais amável.

A falta de apego da família pôde ter influenciado nas raízes de David. Desde cedo, dizia não acreditar no amor, que a forma como ele era pregado era uma mera convenção. Para ele, o amor certamente não seria possessivo, e sim livre. Ele demonstrou isso ao longo de sua vida, ao se relacionar com várias pessoas, homens e mulheres, gozando de todo o prazer que poderia ter com eles. 


Quando criança, David sofria bullying por ser canhoto, diziam que ele era uma aberração. Nunca foi aceito por ser da maneira que era, e por mais que sua professora tentasse fazer com que ele escrevesse com a mão direita, ele persistiu e continuou fazendo as coisas com a mão esquerda. 

Tanto a falta de afeição em casa pela sua família, como a rejeição por parte da sociedade por ser canhoto, fez com que Bowie se retraísse, e ele lidou com isso de uma maneira peculiar, tal qual ele era:
"Aquilo me isolou imediatamente. Eu não me sentia igual aos outros por causa daquilo... Então acho que talvez tenha sido um daqueles avisos de como eu ia avaliar a minha jornada pela vida: tudo bem, eu não sou igual a vocês, seus filhos da puta, então serei melhor que vocês."

Apesar disso, seu pai foi seu grande esteio em sua vida e carreira. David teve muitas experiências baseadas no que seu pai lhe ensinou e tentou ensinar. Por ser um empresário nato, seu pai o influenciou a ouvir diversos tipos de música. E sempre que ele quisesse um disco que acabara de sair, seu pai conseguia um para ele. 
Meu pai abriu meu mundo, ele me ensinou o hábito da leitura. Eu obtive muita informação, muitas das coisas que eu queria fazer vieram dos livros. 
Sua mãe veio de uma família musical. Todos tinham um talento ligado a música, quando ouvia ao rádio, Peggy cantava com tanto afinco certas músicas que impressionava o pequeno David. Por mais que tenha sido uma mãe distante em termos de afeto, ela sempre cuidou bem do garoto e lhe ensinou coisas boas. 
Eu era um garoto que amava ficar no quarto lendo e alimentando ideias. Vivia muito na minha imaginação. Foi um grande esforço me tornar um animal social. 


David passou por um período sombrio em sua vida, se envolveu com drogas e álcool e chegou a pensar que iria afundar. Porém, conseguiu se reerguer e desde então, tentava ajudar quem quer que fosse a sair desse mundo. Ele percebia nas pessoas o desejo de viver, e como tinha passado por algo parecido, tentava a todo custo dar algum tipo de motivação às pessoas a sua volta que sofriam com tais vícios.

Além disso, seu histórico familiar não era dos melhores. Por parte materna, a maioria de seus parentes haviam sido diagnosticados com algum tipo de doença mental, sua tia Vivienne sofria de esquizofrenia, Una, também diagnosticada com esquizofrenia, foi enviada a uma instituição mental, submetida com tratamentos arcaicos e acabou morrendo antes dos 30, já Nora, diagnosticada com psicose maníaco-depressiva e o mais aterrorizante de tudo: passou por uma lobotomia. 

Bowie chegou a comentar sobre isso com uma modelo a qual teve um relacionamento de 2 anos, mas passou despercebido por ela achar que seria apenas peculiaridade. Já à Angie, sua primeira mulher, confidenciou que tinha medo de enlouquecer e vivia com esse fantasma o assombrando. 
Isso me preocupa às vezes, porque não sei se está nos meus genes e se também vou acabar assim.

Desde muito jovem, David despertava nas pessoas certo apreço, ele exalava sexualidade por onde passava, e isso não o impediu de usar seus dotes para se tornar um astro. As pessoas se apaixonavam por ele com tanta naturalidade, e ele não fazia nada além de ser ele mesmo para conseguir isso. 
"Ele tinha uma maneira de se sentar em uma cadeira e olhar para você com certa intensidade. Conseguia olhar como se os olhos estivessem levemente fechados, mas então você percebi que na verdade estavam bem abertos e ficava com a impressão de que, enquanto estava falando com ele, cada palavra que você dizia estava sendo analisada e dissecada e uma opinião se formava na mente dele."
Apesar de ser uma alma livre, isso não o impediu que vivesse diversos romances. Muitos deles ao mesmo tempo. Ele era um homem do mundo, o que desapontou várias pessoas que queriam algo mais sério com ele. 


Ao escrever esse livro, Leigh fez com que amássemos Bowie talvez na mesma medida que seus amantes o amaram. Ela fala com tanta precisão que nos faz duvidar dos nossos próprios pensamentos. Ela descreve Bowie como uma alma desejável e gentil, nos faz crer que tudo o que ela escreveu sobre ele seja a visão verdadeira dos acontecimentos. 

A autora defende David com tanto afinco, que mesmo atitudes e fatos questionáveis são apenas um detalhe a mais da magnífica personalidade de Bowie. Não questiono sua boa índole, mas sim várias atitudes aqui descritas como aceitáveis. Por ser inconsequente, ele acabou machucando várias pessoas e isso foi abafado pela sua magnificência. 


Wendy Leigh se propôs a revelar o homem por trás da imagem do artista, mas acabou por esfumaçar a verdade com suas colocações. Por mais que as palavras queiram dizer a verdade, suas conjunções foram colocadas propositalmente de modo que passasse despercebido certas nuances da alma de Bowie. 

Neste livro, a autora retrata a jornada do artista rumo ao estrelado, por meio de entrevistas com ex namoradas, amantes, fãs e parceiros musicais. A autora ainda aborda a parceria de Bowie com famosos do ramo, cita ainda Mick Jagger, John Lennon entre outros. 

Ela conta o degradê de sua sexualidade com bastante ênfase em seu apreço por homens em determinada época de sua vida. Nesta biografia, ela ressalta muitas facetas do artista que ele foi, de sua rebeldia e criatividade. 


Este é um livro que vale a pena ser lido, seja por fãs ou por pessoas que não conheciam Bowie. É um retrato íntimo de uma personalidade icônica que simplesmente revolucionou o mundo da música. 

Wendy Leigh é autora best-seller de 13 livros, incluindo Bowie, Prince Charming: The John F. Kennedy Jr Story e The Secret Letters of Marilyn Monroe & Jacqueline Kennedy, além de ser coautora de A vida com minha irmã Madonna, Jeannie Out of the Bottle e Shirley Jones.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. O Bowie foi um cara muito talentoso e original, que soube usar sua criatividade como parte de sua persona artística de uma maneira muito ousada e moderna. Confesso que gosto de biografias um pouco mais imparciais, mas é sempre pelos maiores fãs que a história é contada de forma mais completa! Adorei o post e estou te seguindo, beijão

    literalizza.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©