quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Resenha Premiada: Morreu e não sabia - José Manuel Fernández

Olá galera, como estão? Hoje quero falar para vocês do primeiro livro do ano! Espero que curtam!

Título: Morreu e não sabia
A história de um jovem desencarnado
Autor: José Manuel Fernández
Páginas: 224
Editora: Petit
Ano: 2015
Compre aqui
A história de um jovem desencarnado. Quando João descobre que seu melhor amigo está namorando Elisa, o grande amor de sua vida, fica transtornado. Sem que o casal perceba, começa a segui-los por todos os lugares: na escola, no bairro, nas ruas. Numa dessas obsessivas perseguições, às escondidas, João se distrai e, ao atravessar uma rua, acaba atropelado. Desencarnado, ele não percebe sua nova condição. Um militar, também desencarnado, vai ajudá-lo a descobrir o que aconteceu, mas o jovem só tem um sentimento: vingança.
Sempre fiéis às mensagens espíritas, a exemplo deste livro surpreendente.
João é um jovem estudioso, mora com a mãe viúva, Zilda. Ele vive em um bairro de classe média, juntamente com seus amigos de infância, Marcelo e Elisa, esta, uma moça encantadora por quem João nutre um amor quase que platônico. Quando criou coragem para se declarar, recebeu um não da sua amada.
A amargura que sentia dilacerava-o como uma adaga afiada e lhe partia o coração diante daquela cena, que não conseguia deixar de olhar.
Algum tempo depois, descobriu que Elisa e Marcelo estavam apaixonados. Andavam de mãos dadas quando João decidiu segui-los pelas ruas, em sua obsessão não viu quando dele se aproximava em alta velocidade um carro, vindo a atingi-lo em cheio. É a partir daí que se inicia a aventura do nosso personagem.

João não percebe o ocorrido, e volta para casa como se nada tivesse acontecido, descansa e sequer se lembra porque saiu de casa naquele dia. Após uma noite de sono pesado, ele acorda e busca por sua mãe. A procura em todos os lugares, inclusive, busca informações mas as pessoas o ignoram. Então é surpreendido por um militar, que rindo da sua cara, lhe dá as piores das notícias: ele está morto.
Um bom soldado tem que aceitar a realidade como ela é. O contrário seria covardia, estupidez.


Mas o rapaz não conhecia o meio de fazer isso, e cada segundo que permanecia "incomunicável" se transformava numa desesperada sensação de impotência, uma vez que podia observar, mas não ser observado.

[SPOILER ALERT] Atordoado, João sai em busca de extravasar seus sentimentos. Desolado, se vê na mesa de autópsia, eis a cena que chocou o jovem e o leitor. [SPOILER ALERT]

Logo se lembra da raiva de Marcelo por ter lhe roubado Elisa, foi por causa dele que teve o fatal acidente. A partir dai, João busca de todas as formas se vingar do amigo de infância. Em sua cabeça, Marcelo não só o tinha traído ao amar Elisa, como havia causado sua terrível morte.

Deveria haver uma rota, algum modo de intervir em todo aquele pesadelo tão aterrorizante quanto real que se desenrolava implacavelmente diante de seus olhos.

João é adestrado por Eusébio, o militar que grosseiramente lhe deu a pior notícia de sua "vida". São passados formas de influenciar os vivos bem como lições valiosas para sobreviver nesse novo estado. Com tais ensinamentos, ele os usa para vingar-se de Marcelo, de uma forma muito dolorosa, para ambos.
Vou lhe dar um conselho: não é bom de deixar levar pelas emoções desse modo como está ocorrendo com você. Geralmente esse tipo de fenômeno acaba perturbando tanto a razão quanto o conhecimento, e isso não leva a nada de bom. É bem possível que isso venha a exacerbar em você a radicalidade, e acredito no que lhe digo por experiência: os extremos não lhe convêm.

Este livro nos expõe a dor de alguém que morreu muito jovem e que não se conforma por ter sido de uma maneira tão repentina. O modo como João de choca com a realidade não é única dele, muitas vezes, nós em plena vida temos atos parecidos e culpamos outras pessoas pelos nossos erros. Além de não aceitar sua situação, e não querer acreditar na realidade. Várias vezes nos vemos tentando prejudicar alguém, por não sermos capazes de enxergar a verdade diante de nossos olhos.
No mais fundo de sua consciência pulsava a aflição, simplesmente porque não se identificava nem queria pertencer àqueles seres espirituais que por ali circulavam, ainda que fossem de sua natureza.
Vários questionamentos são levantados no enredo, ainda mais se tratando de um livro espírita.
Se seu cérebro havia ficado destroçado, se seu coração já não batia havia horas e não se notava o menor sinal de vida naquele corpo, como era possível que ele continuasse pensando e sentindo?

Você não pode ter acesso a um curso superior sem antes ter passado pelos anos anteriores.
Morreu e não sabia nos traz ensinamentos sobre nossa vida e cotidiano, bem como a nossa relação com as pessoas. Também traz reflexões do modo como ponderamos certos fatos. Também esclarece alguns mistérios da morte, mas que só você pode concluir.

Quer ganhar este livro? Para participar do sorteio é simples, basta deixar um comentário nesta resenha, curtir a página no facebook e deixar um e-mail para contato, boa sorte!

a Rafflecopter giveaway

Regulamento:
Podem participar todos aqueles que residem no Brasil.
Aquele que não cumprir as regras será desclassificado.
Haverá apenas 1 (um) ganhador.
O sorteio será feito pelo Rafflecopter.
O ganhador terá de responder ao e-mail em 72 horas, e se não o fizer, um novo sorteio será feito.
O Blog terá 30 dias para enviar o prêmio.
Início no dia 20/01 término no dia 06/02. 

Para participar é obrigatório:
Curtir a página do blog no facebook (aqui)
Deixar um comentário neste post sobre a resenha.
Deixar um e-mail para contato.

ps: Comentários como "gostei da resenha" "o livro parece legal" serão desconsiderados.

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    O livro chamou muito a minha atenção, mesmo lendo o spoiler, estou com uma certa curiosidade com a história. Se um dia eu fizer a leitura do livro, compartilho minha opinião com você!

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de resenha grande. Quase conta na história toda.
    Desculpe, é minha opinião.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de resenha grande. Quase conta na história toda.
    Desculpe, é minha opinião.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Creio que li somente umas duas resenhas sobre esse livro pois o título não tinha me chamado a atenção. No entanto sua resenha me esclareceu muito sobre o livro e achei a premissa bem interessante. Embora longa a resenha, para mim valeu e muito. Gostei dela.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©