terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Resenha: A Aprendiz do Amor - Ricardo Orestes Forni

Título: A Aprendiz do Amor
Autor: Ricardo Orestes Forni
Ano: 2015
Páginas: 192
Editora: Petit

Numa época medieval, Angélica é uma princesa que vive rodeada de luxo e riqueza, porém, pouco se importa com o conforto do qual desfruta em seu castelo. Sua maior preocupação é com os pobres que vivem nas redondezas. Ao conhecer o humilde jardineiro Antônio, Angélica passa a questionar seus privilégios em relação ao povo humilde.
Porém, seu pai, um rei poderoso e egoísta, não se conforma com as atitudes humanistas da filha. Ajudado por uma serviçal gananciosa, muito próxima de Angélica, o rei se vinga, mandando prender o jardineiro e expulsando a filha do palácio. Todos pagarão um preço por suas decisões. O que será que o destino reservará a cada um deles?
Este livro foi um dos escolhidos da minha TBR de dezembro, e felizmente eu consegui concluir ele a tempo. Você pode conferir este post aqui.  Foi uma leitura relativamente rápida, o que me agradou muito, espero conseguir passar a vocês um pouquinho mais da história deste livro.



De início eu pensei que este livro se tratava sobre um romance entre um jardineiro e uma princesa. Eu me enganei bonito! O livro é sobre as diferenças sociais das pessoas na Idade Média, bem como a diferença de amor ao próximo em que elas distribuem. Uns tem pouco, mas o pouco que tem, compartilham. Já outros tem tanto e não sequer dividem.

Angélica é uma princesa, que ao crescer, passa a questionar o porquê de ter nascido em tal posição, enquanto tantos outros são necessitados. Ela se indaga sobre a vida que leva e as diferenças com a sina que as pessoas do povoado enfrentam, marginal ao reino do seu pai. O rei, nada faz para diminuir o sofrimento do próximo, e ela fica furiosa por isso.

O inferno não é um lugar em torno de nós, mas dentro de nós mesmos.

A princesa então conhece o jardineiro do castelo, Antônio, que com toda sua bondade, cuida das rosas mais belas. É nele em que ela vê uma oportunidade de entender o mundo, e de sanar suas dúvidas para com ele. O jardineiro é um homem muito nobre, no sentido de altruísta, mesmo tendo pouco, ele ajuda os necessitados do povoado, são pessoas muito pobres que sequer tem o que comer e onde dormir.

Sabendo dessa amizade, o rei busca de todas as formas afastar sua filha do jardineiro. Ele considera o povoado inferior a corte. É um homem raivoso e autoritário e não gosta de ser contrariado e busca sempre fazer as coisas de seu modo. Angélica passa a desobedecer o pai quando se junta aos leprosos do povoado e busca ajudá-los. Com os ensinamentos de Antônio, ela tenta ampará-los da melhor forma possível.

Aquele que faz o mal transporta dentro de si seu inferno particular. 


Angélica é a personagem principal e o enfoque se dá apenas nela. Senti falta de descrições do que ela fazia no seu dia-a-dia, no livro só é citado as manhãs em que ela acorda e discuti com o pai, ou em que recebe a visita de um espírito mestre. É uma espécie de mentora espiritual que busca ajudá-la nos ensinamentos da vida, para que ela suporte certas agruras ao auxiliar o próximo.

Pouco se falou dos personagens, não foi muito aprofundado, de modo que apenas a característica marcante era mencionada. Angélica dedicou toda a sua vida para ajudar ao próximo, nenhuma outra atividade de sua vida foi abordada. No fim, passam-se muitos anos rapidamente, não mostrando o que houve com certos personagens.

Em suma, o livro nos mostra que devemos fazer o bem para habitar o melhor dos lugares depois que morremos. O que importa não é o dinheiro que tens, e sim a bondade no coração e o que você propaga com ela.
No mundo, construímos a nossa morada para a dimensão espiritual da vida.
 Se interessou pelo livro? Ficou com vontade de lê-lo? Deixe um comentário! 

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Oi, como vai?
    Esse é aquele tipo de livro que todos deveriam ler, entendi isso lendo sua resenha.
    Fazer o bem ao próximo não importa de que forma, sendo em pequenas acões ou em grandes ações.
    Angelica parece ser uma personagem curiosa e cativante.
    E o Jardineiro é uma alma bondosa que fez ela compreender melhor as coisas e injustiçãs ao seu redor, quero conhecê-los melhor.
    Espero que tenha pra baixar.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
  2. Não curto esse gênero, mas a premissa desse livro me chamou a atenção pois no começo pensei a mesma coisa que você e no entanto é uma história totalmente abrangente

    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece o tipo de livro que se foca mais na trama que nos personagens né? Uma pena, pois uma trama bem amarrada e personagens profundos são fórmula certa para o sucesso. Mesmo assim fiquei bem curiosa e pretendo adicionar o livro à minha lista! ;)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Poxa, esse livro tem uma história linda! Adorei a premissa dele!
    Pena que algumas coisas não tenha sido abordadas pelo autor, mas acredito que mesmo assim vale muito a pena a leitura.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu adoro os livros da Petit, porque além de publicarem um gênero que gosto, seus livros sempre passam uma mensagem importante e que faz a gente reavaliar nossos conceitos de vida. Gostei da resenha e vou anotar o nome do livro para procurar depois.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de livros de épocas antigas, mas não sei porquê tenho um bloqueio com era medieval. Mas tenho um amigo que adora e sei que ele vai amar ser sua resenha, vou compartilhar o texto com ele <3

    Mandy Francesa

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Nao é um livro que eu leria, mas parece ter uma história bem bacana, apesar das suas ressalvas!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Já ouvi falar algumas vezes sobre o livro mas nunca me chamou atenção, mesmo assim, gostei da resenha e é uma boa indicação para amantes do gênero

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adoro os livros da Petit, mas este eu ainda não conhecia.
    Pelo que você falou, senti como se os personagens e a história em si fosse um pouco superficial, talvez isso o deixe na minha lista de futuras leituras, mas não no topo como prioridade!

    ResponderExcluir
  10. Oee,
    Eu não tenho muito interesse nos livros da Petit mas minha mãe é doida pelos livros da editora, vou mostrar a resenha para ela ;)

    Bisous!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Creio que o livro tenho um foco maior na situação da época, e sendo assim os personagens meio que ficaram de lado. Não gosto muito quando isso acontece na história, mas acho interessante ler para tentar entender o passado.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©