domingo, 10 de janeiro de 2016

Dica de Livro: Para Onde Vai o Amor - Carpinejar

Olá galerinha, como vão? Hoje quero falar para vocês de um livro que li há algum tempo, mas só agora me senti um pouco confortável de falar sobre ele. Minha vida anda um caos a muito tempo, e este livro me arrancou suspiros e lágrimas, sorrisos e esperanças. Espero que vocês entendam o que há nas entrelinhas desta resenha.

Título:Para onde vai o amor?
Autor: Fabrício Carpinejar
Ano: 2015 
Páginas: 176
Editora: Bertrand Brasil

O amor não é uma propriedade de quem sente, é uma transferência total para quem é amado. Você que está vendo este livro com dúvida se precisa dele, você não precisa dele, precisa de si, vive caçando uma palavra que confirme o que deseja, está atrás de um escritor que possa lhe recomendar de volta para quem brigou, com capacidade de explicar o que sente e traduzir seus tormentos. Mas já sabe o que deseja, não há como convencer do contrário, os amigos mostraram que seu relacionamento não tem futuro. Não acredita neles, acredita somente no milagre. E como justificar um milagre, ainda mais para quem não tem mais fé? Eu entendo o que está passando: sua raiva, sua amargura, seu cinismo, seu desencanto. Percebeu que a razão não conforta, que a vingança ou o perdão não ressuscita a tranquilidade, que o fundo do poço nunca se equivale ao nosso fundo. Você parece normal, mas todo mundo deixa de ser normal quando se apaixona e se separa. Se sua expectativa é por uma solução, eu guardo apenas uma certeza que trará alívio mais adiante: você não vai desistir. Quando diz que acabou a relação, é que está procurando um outro jeito de recomeçar. Em seu novo livro de crônicas, Carpinejar apresenta 42 textos que sobre amor, desilusão amorosa, casamento, divórcio, saudade e outros sentimentos que compõem os relacionamentos.
"Você parece normal, mas todo mundo deixa de ser normal quando se apaixona e se separa." Esse livro descreveu várias das minhas experiências amorosas, e não foram muitas. Cada pequeno conto me cativava, com uma frase de impacto que caracterizou exatamente o que eu estava sentindo ou já havia sentido. 


O livro fala de várias situações possíveis de acontecer em relacionamentos. Desde a saudade, a espera, a raiva e a unicidade que cada amor tem. Embora hajam pontos em comum, ninguém ama igual, nenhum amor é igual. Só quem ama sabe o que está sentindo e seria impossível descrever com tal zelo esse sentimento. 
Assim como entregamos nossa porção mais nobre no início, vamos apresentando nossa porção maldita com a convivência.
Porém, Carpinejar tenta, de alguma forma, nos mostrar como os relacionamentos podem sobreviver, ou como nós podemos sobreviver a relacionamentos. Nas páginas deste livro, escondidas nas entrelinhas, está o encorajamento de que precisamos para seguir em frente, amando ou não. 
Você me abraçou como quem escreve uma carta, puxou meu casaco como envelope cinza e somente avisou:
- Para ler depois.
Este livro não busca fazer você esquecer o seu antigo amor, muito menos apostar as fichas em um amor que já acabou. Este livro busca te instigar a escolher o que é melhor para você e o seu parceiro(a). Ao meu ver, este livro fez eu seguir o meu coração, tomando as atitudes que meu cérebro certamente contrariaria, mas eu fiz isso, e de forma alguma me arrependi. Não digo que meu relacionamento melhorou desde então, e sim, que EU melhorei desde então. 
É que eles podem estar se amando pelo irracional. São incompatíveis na aparência, mas inseparáveis na essência.

A separação será incompreensível como a própria convivência. Porque são felizes em algum lugar desconhecido dentro deles.
Com esse livro, eu aprendi a ser mais compreensiva. Eu tratava os defeitos do meu parceiro como se fosse execrável, quando na verdade eram apenas defeitos. Eu não aceitava que ele não era aquele príncipe que eu me apaixonei nos primeiros encontros. Certos defeitos são toleráveis, cada detalhe da pessoa nos faz amá-la por ser quem ela é, porém eu percebi isso tarde demais. 
O inferno é eu comigo.
Eu poderia ainda falar muitas coisas neste post, mas ao ler o livro, você tira suas próprias conclusões, há passagens que lhe farão chorar, se odiar ou odiar alguém, terão passagens que você não vai concordar e achar abusiva, vai querer rechaçar Carpinejar. Por isso eu não posso obrigar que você leia esse livro, e goste da forma que eu gostei, porque eu e você, amamos de formas diferentes. 

Espero que tenha gostado do post, se quer conversar mais sobre, deixe nos comentários!

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Já leu "Prometo falhar"? Tô achando que tem a mesma pegada, se for é um arraso. haha

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante para mim.
Não se esqueça de deixar o link de seu blog caso você tenha um, quero saber quem é você!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©