quarta-feira, 4 de março de 2015

Primeiras Impressões: A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart


Olá galerinha, como estão? Hoje vamos falar sobre o primeiro livro de Dan Gaminhart, publicado pela Editora Novo Conceito, a qual tenho de agradecer pelo mimo.

Sinopse

"A Mais Pura Verdade - Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante, Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. 
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça."


É um pouco difícil falar desse livro tendo lido tão pouco dele. No início fiquei receosa de ser mais uma daqueles livros adolescentes sobre câncer. E olha que este é muito semelhante à Culpa é das Estrelas: a capa é azul e o protagonista tem câncer. Voilà. Espero poder ler o restante da história para sanar esta dúvida.


Os capítulos são muito curtos, cerca de três ou quatro páginas. A leitura é bem leve e rápida, e linguagem é muito simples. Porém o assunto abordado não é simples. 

Uma das coisas que eu mais gostei no Mark, é que ele persiste com seus sonhos. Embora saiba o que está prestes a acontecer, ele não deixa de tentar. Até quando surgem algumas barreiras em seu caminho, ele consegue passar por cima delas. Muitos de nós adultos e saudáveis deixamos de seguir nossos sonhos com medo das tribulações, enquanto Mark teve a inocência  coragem de acreditar em si mesmo, por mais frágil que fosse.

Outra coisa que adorei neste livro, foi o quão amigo um cão pode se mostrar. Mesmo no escuro com fome e com medo, Beau protegeu seu dono, e não o deixou em nenhum momento. A relação dos companheiros mostrado na narração é muito bonita, o carinho que o cão oferece à Mark é tão grande quanto o que recebe dele.



E sim, eu quis muito abraçar o Mark enquanto eu lia este livro. Assim como eu, ele preza as pequenas coisas da vida. Ama haicais e fotografias. A parte mais bonita da narrativa é quando ele explica o porquê de gostar tanto de fotografias e esse trecho deixa o livro ainda mais emocionante. Vale a pena ler esse livro simplesmente pela sua explicação e o que isso tem a nos acrescentar.

Eu adoraria saber o que acontece com Mark e sua montanha. A única coisa que me decepcionou foi as repetições de frases. Eu adoro quando o nome do livro é citado na história, mas dessa vez foi demais. "A mais pura verdade é.." ".. essa é a mais pura verdade", isso foi ficando cansativo.

Eu adorei a arte gráfica da capa, dá ainda mais vontade de ler. E depois de já lido, passa a ficar ainda mais fofo. Espero que tenham gostado. Beijocas.

"A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável."

Comente com o Facebook:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©