sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Resenha ~ Os Filhos de Anansi - Neil Gaiman

Olá galera, como estão? Essa já era uma resenha que eu deveria ter postado a tempos, mas só agora criei coragem. Esse foi o último livro lido de 2014, até coloquei ele na Retrospectiva Literária. Agradeço a minha amiga Ohana mais uma vez por me emprestar esse livro, mesmo ela ainda não tendo lido. ♥

Título Original: Anansi boys
Tradução: Juliana Lemos
ISBN: 978-85-7616-518-7
Ano: 2012 
Páginas: 344
Editora: Conrad


Sinopse: "Charles nunca teve uma relação agradável com o pai, que ele considerava simplesmente constrangedor, nem sabia que ele era Anansi, o trapaceiro deus-aranha. Sequer fazia ideia de que tinha um irmão, Spider, ou imaginava no que sua vida se transformaria após tomar conhecimento disso. E, principalmente, jamais poderia prever que, para colocar tudo de volta nos eixos, teria que mergulhar de cabeça no sombrio e enigmático mundo dos deuses."


Quando eu li a sinopse eu imaginei que seria um livro creio da mitologia que eu já estava habituada, mas percebi ser um tipo diferente. Pensei ser um livro que contasse a história em si dos filhos de Anansi, mas me surpreendi com um enredo totalmente diferente.

Charles teve uma péssima relação com o pai. Prestes a se casar, sua noiva Rose insiste que ele o convide. Ao ligar para uma tia de criação, Charlie recebe a notícia de que o pai acaba de morrer. Contrariado, ele pega um voo para a cidade natal a fim de ir ao enterro do pai.

Charles Nancy, foi apelidado pelo pai de Fat Charlie, mesmo não sendo gordo. Por toda vida esse apelido o seguiu, assim como as lembranças de seu pai. O filho nunca soube da verdadeira característica do pai, e por alguns dias desejou não saber. Ao chegar para o enterro, tudo começa a ser revelado.


Mas, se o pai de Charlie é na verdade um Deus, como ele morreu? Esses mistérios serão revelados no livro, não darei spoilers desta vez. O irmão de Fat Charlie, o Spider também aparece. Mais que o pai, Spider inferniza a vida de Charlie. Nesse momento eu fiquei com extrema raiva desse livro, de certa forma eu não gosto muito de quem fica atazanando a vida alheia.

O irmão vira a vida de Charlie de cabeça para baixo, Gaiman foi mais louco do que o normal ao escrever esse livro. A cada capítulo era uma reviravolta que ocorria, e sempre Charlie era lesado. Anansi só trouxe desgraça na vida dele, mesmo após a morte. Você não ficaria furioso com isso?

Creio que o que mais surpreendeu na obra foi que, apesar de tudo, apesar do ódio pelo irmão, em nenhum momento Charlie pensou em desistir. Ele só queria que o irmão fosse embora, e não mediu esforços pra isso. Por mais que os dois sejam irmãos, e Spider tenha herdado todo o glamour do pai, Charlie não fica atrás. 

                                                             Minhas Impressões

Aviso: Spoiler  
Ao final do livro, Charlie pede ajuda para alguns dos deuses, para tirar Spider da sua vida. A mulher pássaro decide ajudá-lo, e todo e qualquer pássaro passa a persegui-los. Depois de um tempo, Spider pede desculpas ao irmão, e sente-se verdadeiramente arrependido. A fim de desfazer o trato com a mulher pássaro, Charlie volta ao mundo dos Deuses perdidos, e encontra-se com seu pai. Os dois de certa forma fazem as pazes, e como simbologia disso, o pai lhe dá seu chapéu panamá.

A leitura fluiu muito bem, quanto mais eu lia, mais eu queria ler, principalmente pra saber o desfecho da história. A obra está completa, não tem faltas nem excessos, todas as descrições feitas foram importantes para o enredo. A linguagem é bem simples e de fácil compreensão.

Sobre essa edição: Particularmente eu gostei muito, embora seja uma edição um tanto econômica (sem orelhas). As folhas são brancas mas de boa qualidade, e não deixam transparecer os escritos da folha de trás/verso. 
A diagramação me surpreendeu, os capítulos eram divididos em relatos do dia dos personagens, e a fonte não era nem muito pequena, nem muito grande. E essa ilustração gente? Que coisa maravilhosa! 

Eu indico esse livro a todos, pelo que percebi não há um público alvo, todos podem lê-lo e gostar. E vocês, o que acharam? Contem-me tudo! Um beijo e até mais

Comente com o Facebook:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©