quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Resenha: Feitiço ~ Saga Encantadas - Sarah Pinborough


Olá amados! Como estão? Hoje é dia de resenhar o segundo livro da Saga Encantadas. Uma série de releituras dos contos de fadas mais conhecidos do ocidente.


Sinopse
"Cuidado com o que você deseja!
Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos!Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades.Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles!"




Contém Spoiler

Mais uma vez o livro traz a presença do desejo em cada capítulo. Desta vez, Cinderela anseia com a realeza. Diferente da história "original" que diz-se como uma moça pura e pobre que queria apenas encontrar o amor verdadeiro, Cinderela quer também o poder que a riqueza lhe trará.

Cinderela vive com seu pai e a madrasta, a qual tem duas filhas. Ivy casou-se com um pertencente à realeza, a outra, Rose, mora com a mãe. Conta-se que a Madrasta abandonou um Conde para viver com o pai de Cinderela. Uma história muito mal contada, já que desde que se lembra, a mulher tenta voltar novamente para os bailes e os olhares dos ricos.

O inverno é rigoroso, e com ele vem a neve. A família da garota não pode manter uma casa, então conta com a ajuda de Buttons para manter a casa. Ele é uma espécie de Don Juan, rouba dos ricos para dar aos pobres. Eles passavam horas juntos conversando sobre as festas dadas no castelo. Quanto mais ele falava mais vontade ela tinha de se juntar a eles.

A madrasta faz de tudo para que Rose consiga um bom par para elevá-las novamente a condição de realeza. A mãe a faz comer pouco, e pouco antes do baile que escolheria uma princesa, fez-a ter aulas para saber como se comportar. Enquanto isso, Cinderela passava frio ao fazer os serviços da casa.

Cinderela recebe uma proposta. A mulher etérea que ela pensou ser sua fada madrinha é na verdade uma grande feiticeira do reino ao lado. Cinderela recebe um sapatinho de cristal, que faz com que o príncipe a deseje ardentemente. Ao chegar ao baile, ela percebe que o príncipe já se encantou por uma garota, mas não mede esforços para chegar até ele. Eles dançam, e ele a leva para a sacada, longe dos demais convidados. Depois de um beijo ardente e de quase se despirem, ela foi embora sem provar o gostinho da paixão. Mas deixou um sapatinho para trás.

Desolado, o moço parte em procura da moça a qual deverá se casar. A madrasta faz Rose embrulhar o pé em panos para que parecesse mais fino e entrasse nos sapatinhos. Para agradar a mãe, a menina corta o dedo do pé fora, o que não foi uma boa coisa, já que depois disso a guria não conseguiria mais andar (sensacionalismo). Ao final descobre-se que a garota cortou o dedo do pé errado.

Eis que o sapato fora colocado no pé de Cinderela, e por ser mágico, caberia somente nos pés dela. O príncipe foi avisado e a família mudou-se para o castelo. A madrasta por um segundo ficou feliz por ser a Cinderela a levá-la novamente para os bailes do castelo. Era de se esperar que Rose fosse uma irmã má, mas não nessa história. A irmã tratou Cinderela com tanta gentileza, que chegou a consolar a irmã quando ela percebeu que o seu príncipe dava umas escapadinhas durante a noite, e não a desejava mais como na noite do baile.

Quando lhe foi dado o feitiço com os sapatos, algo fora pedido em troca, a Cinderela deveria procurar algo por entre o castelo, e ela saberia o que era quando encontrasse. Todas as madrugadas, saia a espreita com o caçador para revirar as portas sombrias.

Ficha Técnica:

Título Original: Charm
Tradutor: Edmundo Barreiros
Editora: Editora Gente
Selo: Única Editora
Páginas: 243
Capa: Brochura
ISBN: 978-85-67028-05-7



                                                           Minhas impressões      

Como já havia dito no post anterior, as folhas são amarelinhas, do jeito que eu gosto. A fonte tem tamanho ideal e a diagramação esta perfeita! Além dos pequenos detalhes lembrando os contos de fadas. E o que falar desta capa? Eu gostei mais que a anterior, embora esteja com muito contraste e chega a ser um pouco escuro. 

Esse livro me surpreendeu mais que o anterior, mas não chegou aos pés do terceiro, o meu preferido. Sarah continua com o seu modo de escrever e de comparara as coisas, muito original. A busca de Cinderela pelas escadas do castelo torna-se um suspense, embora já desfiamos o que está por trás da porta que ela procura.

No instante em que Cinderela colocava o sapatinho, despertava uma paixão fulgurante do príncipe. Ele não a amava, apenas a desejava, e isso feriu seu coração. Ela passou noites sonhando com aquele homem, queria encontrar o verdadeiro amor e morar no castelo. Toda beleza é magia. Acabou por 

Cinderela tinha a lembrança de uma mãe alegre que contava histórias para ela quando criança, e sua madrasta destruiu sua família ao fisgar seu pai. Isso é o que ela pensa.

E você, já leu? Deixe um comentário!

Comente com o Facebook:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©