quarta-feira, 22 de abril de 2015

Tipos de leitor (Parte 1)


Assim como a variedades de livros, há também a variedade de tipos de leitores. Não são os livros que se adéquam aos leitores, mas sim leitores que se adaptam ao livro. Embora tenham gostos semelhantes, leitores podem ter hábitos de leitura um tanto quanto peculiar. Você pode se surpreender lendo este post, mas também pode se identificar em algumas das categorias, além de reconhecer alguém próximo a você que tenha essas manias.
Cada leitor receberá um adjetivo que o qualifica de acordo com suas características, veja abaixo.

Demolidor
Ama os livros com todo o coração, mas considera que um livro só tem essência depois que ele for batizado. O ritual consiste em acidentalmente derrubar café sobre as páginas, dobrar as folhas fazendo orelhas e marcar a capa com algum arranhão. O livro portanto, apresenta rasuras, páginas amareladas e elevações. Embora ame os livros com fulgor, o leitor o abraça contra o peito e não se dá conta de que o está sufocando. 

Perfeccionista 
Se contrapõe ao Demolidor. Enquanto um atira os livros em qualquer lugar da casa, o outro escolhe cuidadosamente onde o colocar. Pega com cuidado na capa do livro para não deixar marcas ou impressões digitais, o lê com um ângulo de abertura inferior a 90, e não usa as orelhas próprias do livro para deixá-las intactas. Quando alguém pede um livro emprestado, ele analisa meticulosamente a vida do dito cujo, e antes de entregar o livro em mãos, admite uma série de regras e cláusulas que assegurem o bem do tão amado livro. 

Anti-leitor 
É aquele que não gosta de ler. Sendo necessário ou não, resmunga para cumprir a leitura. Não lê livros porque os acha volumosos demais, entediantes ou outras atrocidades. O máximo que lê são títulos de notícias ou algum texto demasiado curto na internet.


Re-leitores
Enquanto uns evitam a leitura, outros se aproximam ainda mais dela. Os re-leitores sabem o que gostam, e sabem o que querem: reler aquele livro fantástico. Eles nunca trocam um livro que já conhecem e amam por um livro novo que possa decepcioná-los. Claro que não fecham as portas para novidades, até porque eles poderiam conhecer um livro em potencial para a lista das ´releituras´.

Polivalente
Enquanto todos estão aguardando pacientemente o ônibus, ele está lendo. Lê na fila da padaria, lê no trajeto do mercado, lê durante as aulas, lê durante o serviço ou seja lá qual sua ocupação. A qualquer momento do dia ele está lendo, estando ou não ocupado. Além de fazer várias coisas ao mesmo tempo, ainda dá conta de ler, mesmo que seja aos solavancos, de pouquinho em pouquinho. É como se ter um livro por perto diminuísse o tempo para realizar as tarefas (o que não é verdade). 

Procrastinador 
Mesmo que queira ler o livro, ele não consegue. Demora meses até conseguir abrir o livro, e por algum motivo algo o afasta dele. Seja uma rápida olhada no facebook ou um cochilo, nada o faz deixar isto para ler. Quanto mais tempo demorar em iniciar a leitura, melhor. E quando consegue passar do primeiro capítulo, maior é o tempo em que deixa o livro de lado. Depois disto, quando retoma a história, tenta seguir o enredo mesmo sem entender, já que tem preguiça de repassar a história.

Bookaholics 
Embora seja uma pequena parte dos leitores, é uma fatia muito barulhenta. São aqueles que fazem listas de livros e cumprem metas de leituras. Pode-se dizer que esses são os que mais leem, e geralmente tem algumas características dos polivalentes. Para dar conta de ler tantos livros, se jogam nos livros a qualquer tempo livre que tenham. São um tipo de viciados em livros. Ao final de um tempo estimado, têm-se pilhas e mais pilhas de livros lidos e uma satisfação interior. 

Sem tempo
É aquele que quer muito um livro, mas não terminou de ler o que escolheu no mês passado. Compra livros na esperança de que possa ler tranquilamente, mas só vai conseguir lê-lo semanas depois. Os livros serão guardados na estante como se fossem  bibelôs, ainda embrulhados para não pegar pó, afinal, ficarão lá por muito tempo até que ele possa cheirá-lo e fazer o ritual antes de iniciar a leitura.

Exibicionista
Usa os livros como forma de decoração. Compra-os aos montes para encher uma estante, ao invés de preencher a mente tão solitária que habita esta alma. Tem em sua coleção livros clássicos, de que todos já ouviram falar, para que impressione o visitante, embora ele mesmo não se sinta impressionado. Para ele, a única beleza dos livros esta nas capas lustrosas, e não nas páginas enrugadas pela leitura.

Crítico
Um livro não é um livro se não falarmos dele. Quando comenta sobre um livro, não fala apenas do enredo, mas sim da narrativa em si. Fala dos pontos psicológicos dos personagens e o que o autor estaria pensando para escrever aquilo, critica a forma que o autor expressou tal frase a ponto de integrá-la ao seu vocabulário. Compara outras edições, além de expressar sua opinião sobre a capa e o design que fora usado para compô-la. Esse leitor repara até se as páginas são brancas ou amarelas.

Clique na foto para conhecer o artista/autor.
Platônico
Apaixona-se facilmente e frequentemente pelos personagens do livro. Do amanhecer até a noite imagina como seria sua vida com tal personagem. Tenta encaixar o tão sonhado amor no cotidiano, mesmo que ele seja de um século e uma época diferentes. Esta relação está puramente no mundo das idéias em sua mente, mas isso não o impede de compartilhar tais sentimentos. Se este leitor resolver se abrir com você: prepare-se. Certamente ele vai falar por horas e horas o quanto gostaria de ser o par romântico dele no livro ´só para passar certo tempo com ele´. Além de deixar claro qualidades que não existem, coisas de apaixonados. 

Sádico
Em alguns momentos mostra seu lado sádico. O mocinho pode estar morrendo, mas o leitor não se abate, e ainda difere a seguinte afirmação: "Tem mais é que morrer mesmo.". Indiferente à dor dos personagens, as vezes até gosta de vê-lo sofrer. Não se comove qualquer que seja a situação. 

Cronológico
É aquele que compra um livro e lê. Se recebe um livro emprestado, lê. Não deixa acumular livros, e sempre tem uma lista de leitura que não se pode ser alterada. Lê cada livro de uma forma metódica e racional até o fim, nunca abandona uma leitura.

Compulsivo
Vê um livro e compra. Se tá na promoção, compra. Se é lançamento, compra. Compra livros sempre que possível, mesmo não sendo necessário. Se ele lê ou não todos eles, aí já é outra história.

Acadêmico 
Em suas estantes, encontrará livros de maioria acadêmico. Isso pode parecer chato, mas eles têm experiência em livros. Afinal, são clientes de sebos, já que a maioria dos livros livros não serão publicados depois de 1990. É possível ainda pegar algumas dicas de conservação com eles. Fora que terão lido trechos de diferentes livros, além de pilhas e pilhas de xerox.

Indiferente
Nunca comenta nada sobre o livro que lera. Se algum colega insiste em conversar sobre determinado livro, ele despeja aquele olhar de indiferença e fica quieto. Ele gostou ou não do livro, como saber? Quer saber? Não faz diferença.

Creio que todos nós sejamos um pouco de cada um. É um amontoado de características maior do que nossas pilhas de livros. Semana que vem tem a segunda parte, fique ligado! Espero que tenham gostado e se identificado, deixe um comentário com sua personalidade de leitor. Beijos e até mais!

Comente com o Facebook:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©