sexta-feira, 12 de junho de 2015

Dica de filme: Noé

Olá galera! É fim de semana, que tal assistir um filme para passar o tédio?

O filme "Noé' foi lançado em abril de 2014 e tem Emma Watson (Harry Potter) e Logan Lerman (Percy Jackson)  nos papéis de Ila e Cam. Dirigido pelo polêmico Darren Aronofsky, que também foi diretor de Cisne Negro, o longa gerou críticas ácidas dos cristãos. Eles acreditavam ser um filme baseado nas passagens de Gênesis, mas se deparam com uma "visão deturpada das escrituras", como diz uma cristã. Essa foi uma estratégia usada no intuito de angariar mais espectadores para as grandes salas de cinema, não afirmar ou negar que a obra é o retrato da Bíblia.

Noé vive com sua família em uma região afastada; a terra já fora devastada por homens gananciosos que obtiveram poder e tornaram o mundo em um punhado de terra seca e improdutiva. Noé, por meio de uma visão, recebe um chamado do Criador, ele vê a terra sendo sucumbida em água, e percebe ter de fazer algo, mas o que? Começa a busca a Matusalém, avô de protagonista, aquele que havia protegido os anjos caídos, e que estivera a muito tempo desaparecido, quem dirá morto.

Perambulando com os três filhos e a esposa fiel, encontra um acampamento destruído, e uma sobrevivente, Ila é acolhida pela família. Após encontrar Matusalém, Noé presencia a cena de um diluvio, em que toda a humanidade seria engolida por água. Ele tem, portanto, a tarefa de construir uma arca que abrigará os animais, que são puros, e os escolhidos.


O Avô dera uma semente a Noé, que vira nascer dela uma fonte, que trouxe consigo uma floresta inteira. É usado ao menos uma década para a construção da arca, com a madeira que surgiu viçosa em alguns minutos e a ajuda dos anjos caídos (almas aprisionados em magma transformados em rocha). O Criador realmente tinha planos para Noé, mas quais? 

Ila e Sem formam um casal, mas ela é estéril devido a um ferimento na barriga quando pequena. Matusalém toca Ila, e ela 'torna-se mulher'. Cam também deseja uma esposa, e o pai, que prometera uma companheira a todos, nega esse direito. Sentindo-se lesado, o filho do meio sai a procura de uma cônjuge. Encontra uma garota e tenta trazer consigo até a arca, mas ela é pega numa emboscada, seu pai aparece e o salva, mas deixa a menina para trás. 

Tubal-Caim, matara o pai de Noé quando pequeno, este tenta tomar a arca ao perceber que os animais corriam para aquela região. Noé recusa-se a deixar que qualquer pessoa impura entre, mas em determinado momento percebe que todos ali tinham defeitos, inclusive sua família.

A chuva começa, e um conflito inicia-se pela posse da embarcação, os seguidores de Tubal-Caim são esmagados pelos gigantes de pedra, e dá-se inicio ao grande dilúvio que extinguiria a humanidade. 


[SPOILER] 

O fogo arrasa, mas a água lava, essa era a esperança de Noé, de que os não pecadores pudessem subir à arca e habitar o novo mundo. Já dentro da arca, ele chega a conclusão que os humanos disputaram o poder, e dele apossaram a vida dos animais e da natureza, sobrepondo-se à ela. Logo, todos os homens e mulheres teriam de ser punidos por ter destruído o paraíso que O Criador vos dera. 

De algum modo, Tubal-Caim conseguira entrar na arca, ajudado por Cam, comeu dos animais considerados sagrados por serem puros. Ila aparece grávida, e Noé, cumprindo o que Ele vos indicara, promete matar a criança se esta fosse menina, assim não poderia haver procriação. Após alguns meses de gestação, o casal decide ir embora da arca, para salvar o bebe. Noé impede, e ela entra em trabalho de parto, duas meninas nascem. [Fim do SPOILER] 

A parte que eu mais gostei do filme, é quando Noé explica o início da vida. Embora eu tenha uma crença, em particular, achei incrível o modo como fora representada a evolução. O jogo de imagens foI perfeito para explicitar a evolução. Posso dizer que gostei do filme todo só por esses míseros dois minutos.

O filme é bem reflexivo, não houve uma cena a qual eu não tenha pensado sobre. De qualquer forma, faz-nos pensar que todos nós somos pecadores, de uma forma ou de outra almejamos o que não deveríamos, seja lá quem ditou isso. Eis o ápice do filme, o que será que vai acontecer? Isso deixo para vocês descobrirem! Eu indico esse filme porque acredito que valha a pena assisti-lo, os efeitos especiais foram imprescindíveis para tornar o significado mais marcante. 
Você já viu esse filme? Não esqueça de comentar!

Comente com o Facebook:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©